ARTISTA PLÁSTICO MULTIMIDIA



mande um email que ligo para você

ricardo@blauth.com.br


DIARIAMENTE

ESCREVO NO BLOG

www.cronicasetextosrblauth.blogspot.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

OBELISCO AOS CONSTRUTORES DO VALE



OBELISCO AOS CONSTRUTORES DO VALE


Escultura de granito polido em forma de Obelisco
com 2.70 m de altura por 0.50 m cada um dos 4 lados, iluminados a noite


a altura não inclui a base em concreto aparente
esta base foi projetada especialmente à declividade do local
e permite que se caminhe em volta do Obelisco


pela fora quadrangular do Obelisco,
somente dois lados são vistos de cada vez



Fato histórico, em 1824 chegam ao Vale dos Sinos os primeiros imigrantes, dos muitos que viriam a chegar a partir de então, seduzidos pelas ofertas da corte brasileira e fugindo da às guerras e fomes que grassavam na Europa de então.

O ano é 2007. Um empresário idealista decide homenagear àqueles que ajudaram a construir o Vale tal como ele é hoje. Para isto reforma um canteiro que adotou, em convenio com a Prefeitura, para conservação. O canteiro fica na interseção da Rua Joaquim Nabuco com a Av. Maurício Cardoso. A arquiteta contratada para a reestruturação e reforma Lourdes Ferla, projeta ali uma praça, com local para uma escultura a ser criada, com o tema da homenagem pretendida.

Fui desafiado a apresentar um projeto que preenchesse as expectativas do empresário. Gosto de desafios que permitem colocar em forma real os sonhos de quem gosta de criar. Nasci à pequena distancia do local onde estaria o monumento. Fazem já 22 anos que estou “fazendo arte”. Isto depois de ter contribuído como empresário na construção do Vale. Senti por tudo isto ainda maior o desafio.

Novo Hamburgo começou, como todos sabem em Hambúrguer Berg que era “centro” da então vila e importante pólo comercial de toda região. Lá já estavam as principais construções, hoje felizmente restauradas, e nobremente ocupadas.

São estas construções, Casa Schmidt-Presser, Fundação Scheffel, a Torre do Relógio, que estão gravadas em três faces do Obelisco. Gravei lá também uma típica casa colonial. Com o destaque ao forno, a porta principal, o fogão a lenha, a janela com cortinas de crochê e a lápide com que honravam os que partiam.

Na quarta face do Obelisco as linhas de um arranha céu, como os que hoje abrigam os novos hamburgenses.

No alto da terceira e quarta face um desenho livre de uma cidade imaginária. No centro deste desenho a figura da MULHER. Gravei esta figura metade em cada face do Obelisco. Numa face a Mulher esposa, namorada, eterna amante. Na outra face a Mulher mãe, gestadora de novas gerações e centro da família.

Que novos empresários se espelhem nesta idéia e ajudem as novas gerações a conhecer nossas Histórias e Estórias, através de obras de arte. O futuro agradece.


RICARDO garopaba BLAUTH

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu trabalho com o aluguel apartamentos buenos aires e também há um obelisco, na rua 9 de Julio.